Postagens

sábado, 8 de junho de 2013

ALEITAMENTO MATERNO

Essa semana, no grupo de gestantes onde trabalho, falamos sobre o aleitamento materno. É uma estratégia importantíssima onde as futuras mamães podem tirar suas dúvidas, que por mais simples que pareça para nós Enfermeiros e profissionais da área de saúde, pode fazer toda a diferença entre a mãe amamentar ou não, caso a dúvida não seja solucionada. Dividirei em tópicos algumas dúvidas:

1- "Meu leite é fraco": NÃO existe leite fraco. Ele pode variar de coloração sendo o de uma pessoa mais grosso, o de outra mais ralo, mas ele contém todos os nutrientes necessários para garantir a nutrição do seu bebê, de preferencia exclusivamente até os seis meses de idade, pelo menos. Não é necessário complementá-lo com água, chás, sucos, frutas entre outras alimentações. 

2- "Tenho muito leite, posso doar?": você pode doar sim, desde que esteja saudável, não tenha nenhuma doença transmissível, não esteja fazendo tratamento com quimioterápicos. É só procurar um banco de leite de sua cidade. Em algumas, a busca é feita em domicilio. 

3- "Meus seios irão cair se eu amamentar por muito tempo?": A flacidez das mamas podem vir a acontecer, mas não vai "cair" da forma que pensam . rs

4- "Meus seios irão ferir?": O mamilo fere quando a pega não é adequada. Se a criança estiver na posição correta, que é com o corpo virado para o da mãe, abocanhando a aréola toda com o lábio inferior voltado para fora com as bochechinhas arredondadas...será pouco provável que venha a ferir...

Amamentar é um ato de amor! É o momento em que a criança sente protegida e querida pela mãe. Além disso tem muitas vantagens: é de graça (leite infantil é caro pra caraaaaaaaamba!), o útero da mãe retorna ao tamanho normal mais rápido, ajuda na perda de peso além de ser método contraceptivo natural (enquanto o nenê se alimentar por mais de 85% de leite materno).

Enfim, são só vantagens!


Amamente seu filho.

Bjos

p.s: vale lembrar que o aleitamento não é recomendado em casos de mães portadoras de doenças transmíssíveis como o HIV. Nestes casos terão que secar o leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário