Postagens

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Síncope, desmaio


Chamado científicamente de síncope, o desmaio é um sintoma que pode significar doenças graves ou mesmo uma condição de transtorno conversivo ( histeria). Pode ser descrito como uma abrupta perda de consciencia, associado com a perda do tônus muscular, com recuperação rápida.

É de grande importancia diferenciarmos a síncope verdadeira das simulações, que não são síncopes reais porém o paciente muitas vezes realizam estas simulações de forma inconsciente, acreditando realmente que desmaiou.

Várias situações podem ser confundidas com síncope, como exemplos temos o AVE, parada cardíaca e epilepsia. Assuntos estes que darei ênfase em breve.

A sincope tem várias causas, sendo as principais a estimulação vasovagal e causas cardíacas, sendo que alguns casos não tem um diagnóstico definitivo.

A estimulação do nervo vago pode acarretar uma grande desaceleração do coração e uma queda de pressão arterial súbita, diminuindo a quantidade de sangue e consequentemente o oxigênio do cérebro. É um tipo de desmaio que ocorre principalmente em jovens e normalmente é precedido de suor frio, palidez e escurecimento da visão. Pode ser induzido por dor intensa, calor, medo, descompressão da bexiga entre outras causas. Em alguns pacientes o estímulo desencadeador pode ser simples como urinar ou tossir.

A manobra vagal pode ser utilizada como procedimento médico. Algumas arritmias com taquicardia, podem ser controladas com estímulo repetido no seio carotídeo, através da massagem na região lateral do pescoço.

A hipotensão postural, ou seja, a queda da pressão quando mudamos de posição bruscamente, pode ser tão grande em alguns casos que chega a causar desmaio. Ocorre geralmente em pessoas desidratadas, que tomam diuréticos, diabéticos, idosos, pessoas em uso de antihipertensivos e consumo de álcool.

As arritmias cardíacas são causas comuns de síncope. Com o bombear ineficiente de um coração arrítmico, ocorre a má oxigenação cerebral e consequentemente o desmaio. Na síncope causada por arritmias, normalmente o paciente perde a consciencia sem apresentar sintomas prévios, apresentando no máximo um quadro de palpitação antes do desmaio, o que dificulta um diagnóstico de arritmia.

O que fazer?

Quando uma pessoa apresenta os sintomas que anunciam uma síncope, deve deitar-se, preferencialmente com os membros inferiores elevados a um nível superior ao da cabeça, ou sentar-se e inclinar a cabeça para baixo, entre os joelho, promovendo assim um maior fluxo sanguineo no encéfalo, promovendo maior oxigenação.

Caso a pessoa tenha perdido a consciencia, é preciso colocá-la e mantê-la na posição horizontal com os membros elevados, observando seu pulso e respiração (em caso de parada cardiorespiratória, inicia-se RCP imediatamente).

É importante também desapertar as roupas, em especial ao nível do pescoço, e evitar a glomeração de curiosos à volta do paciente e, caso esteja em um local fechado, é conveniente abrir as portas e janelas para proporcionar um local arejado.


6 comentários:

  1. Assunto complicado esse, afinal essa é uma manifestação muito ambígua, pode significar bastante coisa.

    É uma boa a iniciativa de esclarecer os aspectos possíveis, é informação muito útil.

    ResponderExcluir
  2. sim Biel, é MUITO IMPORTANTE não pedir ajuda ao orkut! KKK pois podem passar instruções equivocadas agravando ainda mais o quadro da pessoa! ;D A sorte do André é q eu e o xandy estavamos lá, msm q em momentos diferentes. Na verdade nem foi sorte né, pq não adiantou nada..ASUHuahsuh
    MAS enfim, procurar por ajuda especializada é o melhor a ser feito.Tanto o SAMU qto o corpo de bombeiros, ou mesmo a equipe da unidade básica de saúde mais próxima de sua casa,estão preparados para dar esse tipo de assistencia. ;]

    ResponderExcluir
  3. muito obg. fiquei satisfeita com a imformacao sobre sincope ou desmaio, ainda bem poderemos tirar duvidas em
    tempo agil.

    ResponderExcluir
  4. Olá, realizei download do Guyton... Agradeço muito!!! Abraço Enfermeira!!!

    ResponderExcluir
  5. Agradeço as informação sobre sincope, muito útil.

    ResponderExcluir
  6. essa explicação me ajudou bastante. obrigada

    ResponderExcluir