Hoje vou relembrar um pouquinho sobre os processos de cicatrização! Pretendo fazer mais posts sobre feridas e curativos mas, ao invez de "começar pelo começo", vou postando de acordo com o que estou revendo. Hahaha...prometo colocar o blog em ordem em breve! Enfim, chega de tentar explicar minhas esquisitices e vamos ao que interessa....
A cicatrização é o processo de reparação do tecido lesado por agentes agressores como: traumatismos, queimaduras, esfoliações, incisões ...
As três formas as quais as feridas podem se fechar são:
- Cicatrização por união primária (primeira intenção) : este tipo de cicatrização acontece quando as bordas da ferida são aproximadas, havendo perda mínima de tecido, ausência de infecção e edema mínimo. A formação de tecido de granulação, quando a cicatrização por primeira intenção ocorre, não é visível.
- Cicatrização por segunda intenção: ocorre em feridas contaminadas onde há perda excessiva de tecido e presença de infecção. Pode ser denominada como “cicatrização por granulação” por formar, no abscesso, brotos denominados de granulação.
- Cicatrização de terceira intenção: ocorre onde há ruptura da sutura ou caso a ferida não tenha sido suturada inicialmente. É realizada pelo cirurgião, após ser realizada a drenagem do material , promovendo novamente a aproximação entre as bordas.